terça-feira, 9 de novembro de 2010

Turista holandês morre nas dunas do Cauípe

“Era um passeio de quadriciclo pelas dunas, mas nenhum dos cinco holandeses conhecia bem o local. Em uma das voltas na areia, o grupo não viu o barranco e caiu 30 metros abaixo. Eram cinco holandeses em quatro quadriciclos. Um deles, que estava de passageiro, morreu no momento do impacto. Abdeluader Elmalhi tinha 27 anos. Outros três, em estado grave, foram levados ao Instituto Doutor José Frota (IJF). É a história contada pelos policiais que atenderam à ocorrência no Morro do Caiacanga, na Barra do Cauípe, em Caucaia.

Lorenzo Menso, de 24 anos, reclamava de dores nas pernas, como conta o sargento Hudson Cledio, da PMTur, que foi ao local, considerado de difícil acesso. Nassar Amoz Louf era o único que falava português, conta a Polícia. Aparentava ter cerca de 40 anos de idade, estava consciente, mas com dificuldade para respirar.

O mais ferido foi identificado apenas como Guilherme. Estava inconsciente, gemia de dor e sangrava muito, descreveu o sargento Hudson. Na noite de ontem, Guilherme estava na área de risco 1 (a mais grave) do IJF. Passava pela sala de reanimação e o estado de saúde dele era grave, conforme a assessoria do hospital. Os três foram levados ao IJF em duas aeronaves da Coordenadoria Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Haroune Hadaiby foi o holandês menos ferido, segundo o sargento Hudson. O holandês parecia ter sofrido uma fratura no punho e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que chegou de Troller ao lugar. Foi ele quem recebeu os pertences dos outros quatro. Nenhum portava documentos. Mantinham porta-cédulas, câmeras e óculos, lista a Polícia.

Alugados

Eram 14h53min quando a viatura da PMTur recebeu o chamado do acidente. A Polícia cita que os quadriciclos haviam sido alugados na praia do Cumbuco. Cada um por cerca de R$ 50. Seriam cinco (um para cada holandês), mas um deu problema.

A perícia chegou ao local às 20 horas. Uma hora depois, foi feita a remoção do corpo do turista morto. Como era difícil chegar até o local, a Polícia levou o corpo na viatura com tração 4×4 até a estrada que dá acesso ao local para entregá-lo ao rabecão. Em coletiva hoje, a Polícia deve dar mais detalhes do acidente.

ENTENDA A NOTÍCIA
O local onde aconteceu o acidente, o Morro da Caiacanga, na Barra do Cauípe, em Caucaia, é considerado de difícil acesso pelos policiais que atuam no local. Segundo o sargento Hudson e o soldado Sousa, da PMTur, só chegam ao local veículos com tração 4×4. Nesta época do ano, com mais ventos, “as dunas ficam com areia mais frouxa”, e é mais difícil andar por lá.

A titular da Delegacia de Proteçãoo ao Turista, Camila Lobo, foi ao local do acidente e informou que a família do holandês morto não queria dar mais informações sobre o turista. A delegada deve conceder, hoje de manhã, uma entrevista coletiva para dar detalhes do acidente. Camila Lobo informou que já identificou as pessoas que alugaram os quadriciclos para os turistas, mas preservou o nome de todas. Segundo ela, duas testemunhas do acidente deverão depor em breve. Conforme a perita Sônia Maria Silva, os holandeses não conheciam as dunas e estavam sem guia. Até a noite de ontem, os veículos não haviam sido retirados do funil de areia onde caíram.

NÚMEROS

3

PESSOAS MORRERAM em acidentes envolvendo os veículos buggys e quadriciclos, nas praias do litoral cearense, neste ano de 2010.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário