quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Câmara aprova retorno dos 21 vereadores em 2012


Câmara Municipal aprovou por unanimidade a votação em primeiro turno, da proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município, alterando oficialmente o número de vereadores de 13 para 21.

Com a mudança, o Legislativo Municipal contará com mais oito vereadores a partir das eleições de 2012. A Emenda ainda será votada em segundo turno, para entrar em vigor.

A proposta segue aprovação da Constituição Federal, através da Emenda Constitucional nº 58, a Proposta de Emenda Constitucional - PEC dos Vereadores, que permite o aumento no numero de vagas nas câmaras legislativas de todo o Brasil, de acordo com faixa populacional de cada município.

O Município de Maracanaú, conta, atualmente, com uma população estimada em 209.748 mil habitantes. Desse total, 130 mil são eleitores. Desta forma, Maracanaú está dentro do intervalo exigido pela Constituição para o aumento do número de vereadores.

Para o vereador Jorge Costa Lima (PSDB), único vereador de oposição, a emenda beneficiará à população, que contará com maior representatividade na Câmara de Vereadores.


Para o Vereador Macedo-PV essa iniciativa só trará beneficio a Maracanaú.

O vereador Raimundo Travassos Pinto (PMDB), disse que este é um momento de reconhecimento, pois não existe partido político sem colegiado. “Se esse é o desejo da população maracanauense e a Câmara de Maracanaú está preparada, este é o momento da democracia em nosso município”, disse.

O presidente da Casa, vereador Chico Barbeiro (PCdoB), passou a presidência dos trabalhos para o vereador Capitão Martins (PDT) para, também, participar da votação. Na ocasião, Chico leu a justificativa da Emenda nº 001/2011, modificando o artigo 11 da Lei Orgânica Municipal.

Cerca de sete mil suplentes foram prejudicados nas últimas eleições, em todo o Ceará, com a redução do número de vereadores.

O aumento do número de vereadores foi aprovado em setembro de 2009. No entanto, o aumento das vagas não implica em aumento de gastos, uma vez que não haverá mudanças no repasse do duodécimo para as casas legislativas.

Segundo o presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Estado do Ceará – UVC, Deuzinho Filho, com a aprovação mais de quatrocentas vagas poderão surgir nas próximas eleições, passando de 1.729 para 2.170 novas vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário