terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ipea – Por 1º trimestre forte, PIB deve crescer 6% em 2010

“O forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre pode garantir um crescimento de cerca de 6% em 2010, segundo a Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), divulgada nesta segunda-feira.
Segundo a instituição, o cenário negativo do período em 2009, somado aos incentivos governamentais apresentados nos três primeiros meses de 2010, ajudaram no crescimento e, com os ajustes sazonais para os outros trimestres, a taxa de crescimento deve variar entre 5,5% e 6,5%.
O poder de compra da baixa renda e o crédito serão os motores do crescimento no ano, segundo o instituto. Contudo, a retirada dos estímulos, o aumento da Selic, o endividamento das famílias e as incertezas no cenário externo devem contrabalancear o quadro.
Segundo o documento, o consumo das famílias apresentou crescimento. O fato pode ser suprido pelo aumento de investimento das empresas e pela diminuição das exportações. O Ipea, contudo, prevê desaceleração deste índice.
A produção industrial em junho cresceu 11,1% ante 2009. Em comparação com maio, o indicador apresentou queda de 1%. O semestre teve crescimento de 16,2% ante 2009.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário