quarta-feira, 11 de agosto de 2010

É hora de crescer com o Empreender 2010



Para o Interior e para a Capital a oportunidade é de abrir ou impulsionar o próprio negócio. Começa amanhã, em Fortaleza, o Empreender 2010, realizado pelo Grupo de Comunicação O POVO. O slogan “Agora é tempo de crescer” norteia o evento voltado às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Estado.

A principal novidade deste ano é a difusão do seminário por todo o Ceará, como lembra o coordenador do Empreender 2010, Nazareno Albuquerque.
“Além das caravanas que vêm do Interior para Fortaleza, (após o dia 10) será realizado o Empreender Ceará”. O tema central é ‘Aprendendo a Empreender’, informa. Albuquerque diz que todos os palestrantes são de Fortaleza e irão fazer as explanações pessoalmente nas cidades.
A peregrinação por nove municípios anima o secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Cialdini, que já confirmou presença. Ele avalia a iniciativa como uma importante conveniência para formalizar micro e pequenos negócios.
“O evento agrega novas virtudes a cada ano. Teremos a oportunidade de dar a experiência de Fortaleza para esses municípios. Eles saberão, in loco, como é o processo de formalização de empresas”, comenta Cialdini.
O secretário adianta que, no portal da Secretaria de Finanças do Município (Sefin) - www.sefin.fortaleza.ce.gov.br -, há disponível uma cartilha sobre o empreendedorismo local. São explicações sobre a formalização de uma empresa.
SobrevivênciaA “mortalidade” das MPEs é uma preocupação recorrente, principalmente, dos recentes negócios. Dois anos é o período de maior risco para um projeto não vingar. Outro objetivo do Empreender 2010 é dar ferramentas para a sobrevivência das empresas.
Pelas últimas pesquisas, a “morte” de MPEs na faixa de risco caiu. A sobrevivência chegava a 51%, em 2002, conforme dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em 2007, avançou para um patamar de em torno de 78%.
“Dois fatores contribuíram para essa melhora. O ambiente econômico: controle da inflação; estabilidade econômica; crescimento do poder de compra da classes C, D e E; o índice de consumo. Além disso, a melhoria do nível gerencial, a partir do nível educacional dos empreendedores”, explica o gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-CE, Marcos Venícius Gondim. Um dos aspectos de um potencial empreendedor é a busca da informação. Gondim afirma que um evento como o Empreender contribui também neste sentido. “Um dos fatores de sucesso para o empreendedor é ter informação adequada. Com isso, a chance de sobrevivência aumenta”, analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário