segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ceará deve ganhar voo ligando Fortaleza a Madrid

“O Ceará deve ter mais voo internacional a partir de fevereiro. A companhia aérea Iberia, da Espanha, tornou oficial a sua pretensão de criar uma rota entre Fortaleza e Madrid. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Governo do Estado confirmam a notícia. A Iberia enviou à Anac, na última quinta-feira, pedido para criar o voo. As operações seriam regulares, às terças, sextas e domingos.
O pedido estabelece que um voo deve partir de Madrid às 9h05min rumo a Fortaleza, desembarcando às 17h25min no Aeroporto Internacional Pinto Martins. O mesmo voo, às 18h45min, decola rumo ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, com desembarque previsto para as 20h15min. De Pernambuco o voo segue de volta a Madrid, às 21h55min. As operações devem ser feitas por uma aeronave Airbus A343, com 260 assentos. O voo deve ter o número 6031, conforme a Anac.
A Iberia é hoje uma das principais companhias aéreas da Europa. Em julho último confirmou uma fusão com a britânica Britsh Airways. Esta fusão soma mais de 400 aviões e uma lista de destinos com mais de 100 países.
De acordo com a Anac, as operações da Iberia no Brasil hoje se concentram em São Paulo e Rio de Janeiro. Outras três companhias aéreas – Iberworld, Air China e TAM – também têm voos para Madrid, mas partindo de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.
Promoção turística
O POVO procurou o titular da Secretaria do Turismo Ceará (Setur), Bismarck Maia. Ele confirmou a vinda da Iberia para o Estado, mas disse que preferia não dar maiores detalhes até que a Anac conclua a análise sobre os pedidos.
Bismarck, porém, disse que o Estado deve fazer investimento em promoção turística a afim de atrair visitantes com origem em Madrid. Cerca de dois milhões de euros nos próximos 12 meses com essa finalidade. “Nós vamos trabalhar naquilo que eles pedem, que é a promoção do destino”, diz. “Esse voo representa a política que o Ceará quer ter. O Estado quer consolidar o mercado nacional e a conquista o mercado internacional a partir de grandes companhias”, enfatiza.
A Iberia possui também a logística de transporte de cargas, inclusive em vias terrestres na Europa. Os setores de flores, frutas e peixes ornamentais do Ceará também devem se beneficiar, segundo Bismarck Maia.
De acordo ainda com o secretário, ao longo desse ano o Estado investiu cerca de dois milhões de euros em promoção turística com a companhia aérea TAP, de Portugal. A empresa tem voos regulares em Fortaleza, com ligações em Lisboa.
Já em outubro e novembro o Ceará também deve investir um milhão de euros durante um evento na Europa, com foco na atração de turistas do setor de esportes náuticos. “Principalmente o nosso kitesurf”, resume.
NÚMEROS
19MIL PESSOAS FOI A DEMANDA TURÍSTICA INTERNACIONAL DA CAPITAL EM JULHO
4,3
POR CENTO DO FLUXO TEVE A ESPANHA COMO MERCADO EMISSOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário